Total Shares 2

 

Como cheguei à Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)

 

Related: Studying at ISEGTécnico (IST)ISCTE-IUL and Nova SBE – real testimonials!

Sou uma pessoa já de mim indecisa e bastante perfeccionista naquilo que faço, pelo que desde o momento em que meti na cabeça que ia para a faculdade, não desisti até encontrar a perfeita. E, dado que até agora não tive prova de contrário, acredito que fiz a escolha mais acertada.

No início sabia que queria algo no âmbito da Comunicação Social… Vago, não é? Também achei. Então comecei a pesquisar um pouco mais acerca desta vasta área que é a de comunicação. Sabia que em duas coisas pelo menos era boa: a lidar com pessoas e a ser criativa. Vago, mais uma vez. Mas pelo menos já tinha uma pequena noção de quais eram as minhas capacidades.

Não satisfeita, comecei a pensar… Jornalismo? Hum… Não, não era, de todo, para mim. Mas e então publicidade e marketing? Isso já é outra história. Podia desenvolver as minhas capacidades criativas e, sendo o curso publicidade e MARKETING, eventualmente trabalhar numa empresa desempenhando funções nesse âmbito. Ok, estou num bom caminho, por esta altura já sabia mais ou menos o que queria: algo na área da comunicação, nomeadamente publicidade e marketing. Mas todo este processo de ingresso no ensino superior ainda estava longe de acabar.

escola superior de comunicação social

Uns tempos depois, na esperança de encontrar a faculdade perfeita, lá fui eu pesquisar por instituições de norte a sul de país que me oferecessem aquilo que eu procurava. Mal começo a pesquisa, surgem logo os grandes cursos naquelas que são consideradas as melhores universidades do país como “Ciências da Comunicação na Nova” ou “Ciências de Comunicação na Católica”, entre outros. Não desdenhando das faculdades, porque são realmente faculdades de renome e que não o ganharam por acaso, acho o curso demasiado “vago” para aquilo que eu pretendia. Ciências da Comunicação? Mas o que raio é isso?! Ok sim tudo bem, é uma licenciatura em comunicação social, mas com isto posso fazer o quê exatamente?! Na minha opinião, são cursos demasiado teóricos e “vagos”. Eu precisava de algo mais específico, que obviamente me abrisse várias portas e que tivesse uma grande variedade de saídas profissionais, mas que não fosse tão teórico. Tal como disse, não desdenho das duas faculdades que referi acima. Aliás, eu até me candidatei às duas! No entanto nenhuma dela foi a minha primeira opção na candidatura ao ensino superior.

A minha primeira opção surgiu um pouco por acaso… No meio de tanta informação, eis que leio algures o nome “Escola Superior de Comunicação Social”. Para quem não sabe, a Escola Superior de Comunicação Social, ou ESCS, é uma das muitas escolas que integram o Politécnico de Lisboa. Situa-se em Benfica, relativamente perto do Centro Comercial Colombo, ou CCC, no cimo de uma colina (sendo que a vista é brutalíssima, até da vontade de acordar cedo… Ou então não. Pelo menos boas fotos para o instagram tiram de certeza). A ESCS tem 4 cursos: Jornalismo, Publicidade e Marketing, Relações Públicas e Audiovisual e Multimédia. Wait… Publicidade e Marketing? Nailed it! Era exatamente aquilo que eu queria.

 

Related: Erasmus experiences in Los AngelesSouth KoreaItaly and France!

 

Publicidade e Marketing na ESCS

O curso de PM na ESCS é um curso mais prático do que teórico, que promove o constante contacto com as empresas (falo de trabalhos de grupo e diversos concursos que estão sempre a decorrer ao longo do ano). Fiquei rendida mal li o plano de estudos: tenho cadeiras desde Gestão Empresarial, Estatística e Análise Económica (Mais direcionado para a parte de Marketing) até Design Gráfico, Escrita Criativa e Laboratório de Produção Multimédia (Mais direcionado para a parte de Publicidade).

Quanto às saídas profissionais, que m dúvida também me conquistaram, na parte da publicidade temos: TV Producer; Art Director; Planeador/Supervisor/Diretor de Meios;Copywriter; entre outros. Na parte do marketing temos: Gestor de Forças de Vendas; Diretor de Marketing; Diretor Comercial; etc etc etc.

A média para entrar é um pouco alta, mas com esforço tudo se consegue. No ano em que entrei, 2015/16, a nota do último aluno colocado na 1º fase e em regime diurno foi 15,1 valores.
As provas de ingresso são História, Português e Matemática, pelo que se pode entrar com uma das três.

Que mais posso dizer? Se são criativos ou completamente doidos por marketing, procuram um curso mais prático e pretendem acabar os 3 anos de licenciatura a sentirem-se preparados para irem lá fora para o “mundo real” e arrasar… Aconselho-vos vivamente este curso! Se ainda estiverem indecisos, informem-se mais e arrisquem. Na vida todos temos de correr riscos. Eu na altura também estava bastante indecisa e o meu maior medo era ir para um curso demasiado específico e depois não ser bem aquilo que eu queria… Mas meti o medo de lado e arrisquei. Hoje, não podia estar mais satisfeita com a minha escolha!

 

Pessoal da ESCS

Alunos

Tendo em conta que a ESCS é uma escola só de comunicação social, uma das coisas que reparei desde o inicio foi que as pessoas são bastante comunicativas. É muito fácil nos adaptarmos naquela escola.

Professores

Quanto aos professores… A maior parte deles dá as aulas de forma bastante lúdica e descontraída, sem nunca deixar o profissionalismo de lado. Uma das características das faculdades em geral é o facto dos professores serem bastante rigorosos, e os da ESCS não fogem à regra.

 

Related: Goldman Sachs internship report!

Praxes na ESCS

Relativamente às praxes na ESCS, não posso adiantar tanto como gostaria… Apenas posso dizer que, ao contrário de muitas faculdades, as praxes na ESCS são realmente um processo de integração bastante lúdico e divertido, maioritariamente à base de jogos. Além disso, esta escola tem um conceito de praxe um pouco diferente, que podem passar a conhecer caso foram para a nossa escolinha. Mas relaxem, que prometo que vão gostar! Lalalala, e a ESCS é o nosso grande amor…

 

Testemunho de uma aluna que desistiu do curso de PM

Como nem tudo é “um mar de rosas” e porque não temos todos os mesmos gostos, obviamente que ao longo do ano vão havendo várias desistências. A Marta Brancas, aluna de PM na ESCS, quer mudar de curso no final do ano. Decidi falar melhor com ela para tentar perceber o porquê da sua decisão… E aqui fica o seu testemunho:

“Eu desisti de PM por motivos completamente pessoais! O curso parece-me ser muito bom, mas acho que não tenho criatividade suficiente para seguir publicidade, que seria a minha única saída possível neste curso, e porque a área do AM (Curso de Audiovisual também na ESCS) me é bastante apelativa. Tecnicamente, ainda não oficializei a minha desistência, porque vou ter de terminar este ano (2015/16). Sinto que vou gostar muito das cadeiras do próximo semestre! Escrita criativa parece-me ser muito fixe! E psicologia da publicidade também. Bem, pode ser que no próximo semestre mude alguma coisa. Mas, no fundo, sei que não vai mudar. A minha mãe é que não está nada contente com isto… Ela faz demasiada pressão, ao ponto até de me estar cada vez a sentir pior por ter decido mudar de curso. Ela não acredita em AM. Em relação à faculdade, não tenho nada a apontar, até porque vou manter-me por cá! E o pessoal é todo muito fixolas!”

 

Desvantagens da ESCS

  • Es-ca-das! Como já tinha referido, a ESCS fica no cimo de uma colina, pelo que é bastante cansativo ter de subir escadas todos os dias para ir para a faculdade. Além disso, a escola tem uns 5 andares e só está um elevador a funcionar, portanto normalmente as escadas são o método mais rápido (e mais cansativo) de chegarmos às salas
  • Alguns alunos dizem que o facto de ser uma escola politécnica pode ser uma desvantagem. Até agora, não me tem prejudicado em nada. Pelo contrário, na realização de alguns trabalhos, nomeadamente entrevistas aos diretores de marketing de várias empresas, fui muito bem recebida exatamente por ser aluna da ESCS. Podem não acreditar, mas andam por aí muitos diretores de marketing de empresas de renome que se formaram na ESCS.  Aliás, um dos melhores publicitários do Mundo, Hugo Veiga (responsável pelo famoso anúncio da Dove), licenciou-se em PM na ESCS.
  • Talvez a direção pudesse fazer um melhor aproveitamento do espaço que a escola tem para oferecer. Mas relativamente a este assunto, ao longo deste ano, tem-se vindo a verificar algumas melhorias! Great!
DISCLAIMERThe articles featured on our platform were prepared or accomplished by students in their personal capacity. The opinions expressed in this article are the author’s own and do not reflect the view of UDUNI. UDUNI does not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, completeness, legality, or reliability of the information contained in these articles. It is part of our mission to empower students, by providing them access to real testimonials and opinions, and we believe that is the reason why some of our articles may not please everyone.
Total Shares 2

Leave a Reply