Total Shares 716

Outline: Raquel Sousa, actual estudante da licenciatura em Gestão no ISCTE-IUL, relata a sua experiência nesta universidade e o porquê de, na sua opinião, esta ser a melhor universidade do país! #uduni #uduniuniversityreview #uduniclassreviews #ilovemyuni!

Relacionado: Testemunhos de estudantes da Católica-Lisbon SBEISEGTécnico (IST) e Nova SBE!

iscte-iul

Há três anos atrás vivia em Leiria, acabada de terminar o secundário e pronta para embarcar naquela que dizem ser a melhor jornada da nossa vida. Ia mudar de cidade, de casa, conhecer novas pessoas… Ia tirar a Licenciatura em Gestão no ISCTE-IUL!

Mas… Porquê o ISCTE? Com uma média que me dava possibilidades para escolher uma NOVA ou uma Católica e com amigos a perguntar “Mas porquê? Eu queria NOVA e não tenho média!”. Eis o meu ponto de vista: É importante escolher uma Universidade bem classificada, com boa reputação e reconhecida pelas empresas? Óbvio que sim! (E é um requisito que o ISCTE preenche sem dúvida). Mas é esse o único critério aquando da escolha da uma Universidade? A meu ver, não. Devem entrar em consideração critérios como os docentes, o espírito, as pessoas, as instalações, as atividades, as festas, e até mesmo os eventos mais conhecidos! São três anos. Três anos que passas a estudar e a investir no teu futuro. Não os vais querer passar numa Universidade que apenas te dá currículo e para a qual nunca queres ir por não te sentires lá bem ou por não gostares do ambiente.

iscte-iul

Pois bem, eu escolhi ISCTE. E não demorou muito – bastaram uns dias para perceber que tinha feito a escolha mais acertada. E hoje então, três anos após ter encontrado aquela que considero ser a minha segunda casa, tenho a certeza de que nenhuma outra escolha me poderia ter deixado mais feliz. Como descrever o ISCTE? Como descrever o ambiente, as pessoas, o ensino, as experiências e toda a aprendizagem? Bem, a melhor forma de o fazer é mesmo experienciando mas vou tentar ao máximo explicar o porquê.

O ISCTE dá-te uma oportunidade, mas a iniciativa não pode partir apenas de um lado – tem de existir abertura e tem de se dar uma oportunidade ao ISCTE também. E se deixares que isso aconteça… Em poucos anos vais crescer como nunca esperaste e experienciar uma excelente vida académica.

 

Relacionado: Erasmus na Coreia do SulItáliaFrança e EUA!

 

Ensino e Reconhecimentos

iscte-iul

Estudar Gestão no ISCTE fez-me perceber que esta é uma Instituição que de facto consegue combinar a vertente teórica com a prática. Sim, faz-te passar noitadas a fazer trabalhos de grupo mas… no final de contas estes trabalhos são a principal fonte de conhecimento e de aplicação prática daquilo que diariamente se ouve nas aulas. Para além disso a maioria das aulas são cativantes (existem sempre aquelas exceções…) e fazem-te entrar no ambiente empresarial, para não falar de que a maior parte dos professores facilita a comunicação, mostrando-se sempre disponível para ajudar e disponibilizando imenso material para ajudar no estudo.

iscte-iul

Desde o início do teu percurso académico, o ISCTE dá te a oportunidade de te aproximares do mundo empresarial – seja através da tua participação em Career Foruns, presença em Open Days de empresas, palestras, etc. Basta quereres e escolheres, o ISCTE apresenta-te constantemente oportunidades novas e imperdíveis!

Algo que também considero bastante favorável é o facto de esta ser uma Instituição que gratifica os seus melhores alunos, reconhecendo e premiando os mesmos numa ótica não só de bonificação, mas também de incentivo futuro. Todos os anos existem cerimónias realizadas especialmente para este efeito – congratular aqueles que obtiveram os melhores resultados.

iscte-iul

 

Relacionado: Erasmus na Coreia do SulItáliaFrança e EUA!

 

Associação de Estudantes, Festas e Vida Académica

iscte-iul

Há cerca de um ano decidi candidatar-me à Associação de Estudantes do ISCTE-IUL – outra excelente escolha! A AE é, sem dúvida, uma das melhores coisas que posso apontar quando me perguntam acerca do ISCTE. Uma equipa composta por estudantes que trabalham para tornar a experiência académica dos estudantes mais rica e divertida, inovando e criando eventos de teor cultural, académico, recreativo, eventos direcionados para alunos de ERASMUS, ou até mesmo para os ALUMNI. Poder estar por detrás daqueles que considero serem alguns dos melhores eventos e/ou atividades em que participo no ISCTE é do mais gratificante e, posso também acrescentar que, desde há um ano para cá ganhei uma nova família nesta “Ganda AE”.

iscte-iul

E claro que, é impossível não referir as míticas festas de pátio – uma das vertentes pela qual o ISCTE é conhecido. Vamos lá ser sinceros – qualquer estudante precisa disto! E não me venham com ideias de que isso tira qualquer credibilidade a uma Instituição. O que melhor do que ter festas no mesmo sítio onde há umas horas atrás tiveste a queimar pestanas? O que melhor do que uma Universidade que te dá um pouco de tudo? Que te prepara para seres um profissional mas que ao mesmo tempo reconhece a importância da experiência académica e da conjugação entre estudo, festas, atividades, pertença a Núcleos, AIESEC, IJC, Associação de Estudantes, Grupo de Teatro, Equipa de Desporto…

iscte-iul

Os Espaços

Quem nunca ouviu falar da Arquitectura do ISCTE? E dos principais pontos de encontro? Desde pátios, Toni, o Bar da AE, Sala de Estudo, Biblioteca, Salão de Jogos, Rooftop da Ala Autónoma…

E Universidade deserta de noite? O que é isso? Aqui existe movimento 24h/dia. Estudar até às tantas da madrugada? No ISCTE quase que dá gosto ficar a fazer noitadas. E por noitadas entenda-se interrupções do estudo para jogar matraquilhos, encontros no pátio, malta sempre pronta para animar ou para convidar para uma “pequena” pausa no estudo. E claro… várias cabeças a tentar resolver problemas ou exercícios e alguns momentos de verdadeiro estudo na Sala de Estudo ou no Bar da AE!

As Pessoas e o Ambiente

iscte-iul

O que mais me cativou no ISCTE desde os meus primeiros dias lá foi o espirito de entreajuda que se sente de imediato. A competição saudável, o ambiente descontraído e amigável, a sala de estudo cheia de pessoal sempre pronto a ajudar e o facto de poderes ir ao pátio e por momentos nem parecer que estás na Universidade. Para além disto, é impossível ficar aborrecido no ISCTE! A cada semana que passa existe um workshop, uma palestra, convidados especiais, uma empresa, vólei no pátio ou até mesmo um touro mecânico (sim, leste bem!).

iscte-iul

ISCTE, ISCTE (…)

O ISCTE é uma segunda casa. É um sítio que tenho a certeza que vou sempre recordar por me ter permitido viver a minha Licenciatura ao máximo, por ter sido lá que encontrei pessoas que hoje são grandes amigos, por me ter dado uma família e momentos para recordar para a vida, por eu pensar que o meu dia vai correr de determinada maneira, e o ISCTE me fazer acabar o dia de uma forma completamente diferente.

iscte-iul

Se também quiseres dar a tua opinião sobre a tua faculdade, basta enviares o teu testemunho para [email protected]!

DISCLAIMER: The articles featured on our platform were prepared or accomplished by students in their personal capacity. The opinions expressed in this article are the author’s own and do not reflect the view of UDUNI. UDUNI does not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, completeness, legality, or reliability of the information contained in these articles. It is part of our mission to empower students, by providing them access to real testimonials and opinions, and we believe that is the reason why some of our articles may not please everyone.
Total Shares 716
  1. Era engraçado que alguém fora do IBS escrevesse aqui a sua experiência no ISCTE,é que sinceramente acho que das 2 uma: Ou ando no ISCTE errado ou então claramente há 2 pesos e 2 medidas (e julgando por certos comentários no facebook do próprio ISCTE,acho que é mais a segunda hipótese)

Leave a Reply