Total Shares 16

Provavelmente já pensaste em criar o teu próprio negócio e entrar na mundo cool das startups que está tão em voga.

Quando pensamos que já vimos tudo ficamos a conhecer os mais estranhos exemplos de negócios criados por estudantes, que envolvem desde um serviço de entrega de bolachas até um restaurante no quarto da residência.

Mas no meio destes simples negócios surgiram empresas como o Facebook ou a Google que hoje valem milhares de milhões e que foram criados por estudantes universitários como qualquer um de nós. a

Vamos aqui dar uma olhadela às histórias de alguns dos melhores exemplos de startups criadas por estudantes e talvez um dia até sejas um deles.

Insomnia Cookies

oportunidades de negocios

Tenho a certeza que já estiveste a estudar noite dentro, quiseste comer alguma coisa doce para ajudar ao estudo e não tinhas nada em casa. Se já te aconteceu consegues perceber o sucesso da Insomnia Cookies, uma cadeia de pastelarias que leva bolachas a tua casa até às 3 da manhã e que foi criada por Seth Berkowitz enquanto estudava na Universidade da Pensilvania em 2003.

Enquanto estudava para um exame Seth não gostou de não existirem opções para estudantes que quisessem comer alguma coisa a partir de uma certa hora. Hoje a empresa que criou tem 80 pastelarias por toda a América que entregam bolachas, bolos e leite ao domicílio até altas horas.

 

Relacionado: 7 razões para fazer Erasmus!

 

Pith

oportunidades de negocios

Numa das ideias mais estranhas a alguma vez alcançarem o sucesso, Jonah Reider, estudante na Universidade de Columbia, criou um restaurante a que chamou Pith e do qual é chef. Tem sido um tal sucesso que tem 900 pessoas na sua lista de espera e já serviu várias personalidades famosas desde que o New York Post nomeou o Pith “Hottest table in town”.

A melhor parte é que o restaurante consiste numa mesa para quatro clientes no dormitório de Jonah para quem ele cozinha vários pratos na cozinha comum do dormitório. No entanto, depois da atenção dos media, o Departamento de Saúde pressionou-o a limitar o restaurante a amigos e estudantes de Columbia.

Google

oportunidades de negocios

A grande história de sucesso. Larry Page e Sergey Brin eram estudantes de douturamento em Stanford quando começaram a trabalhar no projeto que eventualmente seria a Google e que viria a transformar a forma como nos ligamos à internet tornando-se numa das empresas mais valiosas do mundo.

Já foi há cerca de 20 anos que a dupla se envolveu num projeto de pesquisa que resultou no paper “The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine” e que seria a base da tecnologia que criou a Google, o Pagerank que lhes permitiu criar um motor de busca que estima a importância de uma página web. Hoje tem 60.000 colaboradores e é consistentemente nomeada uma das melhores empresas para se trabalhar, o que se percebe numa empresa que permite fazer sestas, andar de scooters e descer em escorregas dentro do escritório.

College Hunks Hauling Junk

oportunidades de negocios

Quem diria que estudantes universitários iriam criar uma das companhias de mudanças com mais sucesso na América. Foi criada por dois estudantes, Oman Soliman e Nick Friedman, das universidades de Miami e Pomona respetivamente, quando decidiram em 2003 juntar um grupo de amigos, alugar uma carrinha antiga e ajudar clientes a deitar fora o lixo que têm em casa. A notícia espalhou-se rapidamente e uns anos depois a empresa tem operações em toda a América.

A empresa faz mudanças de curta e longa distância e limpa casas de todos os objetos que os donos já não querem ter, doando muitos destes a caridade ou reciclando.

 

Relacionado: top 10 universidades universitárias para andar de bicicleta!

 

Facebook

oportunidades de negocios

O agora famoso Mark Zuckerberg criou a maior rede social da atualidade enquanto estudava na Universidade de Harvard, uma história que se tornou conhecida com o lançamento do filme A Rede Social.

O Facebook que conhecemos hoje foi lançado em 2005 mas foi precedido pelo Facemash, quando Zuckerberg entrou nos servidores de Harvard e usou as fotografias de estudantes para criar um programa que permitia aos estudantes votar nos colegas mais atrativos. Esta aventura trouxe sarilhos mas levou-o a criar o Facebook que conhecemos hoje.

Dropbox

oportunidades de negocios

Outro reconhecido serviço muito usado por todos nós foi criado por Drew Houston e Arash Ferdowsi, estudantes no MIT, em 2007. O serviço da Dropbox permite termos os nossos próprios ficheiros em qualquer lado que tenha ligação à internet e a ideia surgiu por Houston estar sempre a esquecer-se da sua pen USB em casa. Hoje o serviço tem mais de 400 milhões de utilizadores embora tenha sido bloqueado pelo governo chinês.

Dell Inc.

oportunidades de negocios

A Dell é um caso mais antigo mas nem por isso tem menos mérito. Foi criada em 1984 por Michael Dell enquanto estudava na Universidade do Texas e dedica-se à área da computação conseguindo continuar uma empresa líder na sua área ao longo de todos estes anos.

Dell criou a empresa na sua residência onde, juntando peças, construía computadores e vendia-os. Pouco depois conseguiu finançeamento da família e largou os estudos, dedicando-se à sua empresa que lançou o primeiro computador próprio em 1985 e que conseguiu desde logo vendas de 73 milhões de dólares.

Hoje a Dell é a terceira empresa privada mais valiosa da América e Michael Dell está entre os primeiros casos de estudantes empreendedores de grande sucesso.

 

Relacionado: como um semestre em Marselha mudou a vida de uma estudante da Católica!

 

Theranos

oportunidades de negocios

A história da Theranos é mais recente mas muito promissora. Foi criada por Elizabeth Holmes enquanto estudava engenharia mecânica em Stanford e pretende tornar os testes sanguíneos mais rápidos e baratos.

Elizabeth criou um dispositivo que requer apenas algumas gotas de sangue para correr os testes normalmente feitos em laboratório e a empresa que nasceu desta ideia é hoje avaliada em 9 mil milhões.

Por outro lado recentemente têm sido feitas criticas à empresa que dizem que os testes que conseguem fazer não são precisos, o que indicia que a história não fica por aqui.

iCracked

oportunidades de negocios

A iCracked não é um caso muito conhecido mas tem ainda assim uma grande marca num mundo repleto de smartphones. Foi fundada em 2010 por AJ Forsythe, um estudante na Universidade Estadual da Califórnia, que mais tarde se juntou a um outro estudante na Universidade da Califórnia em Santa Barbara e juntos criaram a iCracked começando por reparar iPhones partidos na sua residência de estudantes. Acabaram por expandir o negócio enquanto estudavam e tinham 40 técnicos a trabalhar para eles quando acabaram os estudos. Hoje a iCracked emprega milhares de técnicos na América e noutros países e tem a sua sede em Silicon Valley.

À primeira vista parece um negócio vulgar, o que também indica que não precisas de inventar a roda para seres empreendedor, mas o segredo do seu sucesso está na possibilidade de reparos em pessoa, sem demoras e com muita atenção ao atendimento ao cliente.

 

RelacionadoErasmus em Singapura!

 

Snapchat

oportunidades de negocios

Mais uma história popular ligada à social media a nascer na Universidade de Stanford. O Snapchat foi criado por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown em 2011 quando um dos fundadores queria que fotografias que tinha mandado a uma rapariga desaparecessem depois de ela as receber. A ideia levou à criação da Pictaboo cujo nome foi mais tarde mudado para Snapchat depois de uma luta entre Spiegel e Brown que levou à expulsão do último da empresa.

A popular aplicação tem estado sob alguma crítica por ser possível obter-se screenshots das fotos recebidas e por terem sido roubadas mais de 200.000 fotografias guardadas nos servidores da empresa. Ainda assim a aplicação tem hoje mais de 100 milhões de utilizadores ativos.

Chegg

oportunidades de negocios

A Chegg foi desenvolvida por 3 estudantes que quando acabaram os seus cursos em 2001 se encontraram na situação de não conseguir emprego por falta de experiência e não conseguir experiência por falta de emprego. Este problema assemelha-se ao popular dilema do ovo e da galinha, o que deu azo ao nome Chegg (Chicken + Egg).

Esta plataforma pretende ajudar alunos nas suas experiências académicas através de empréstimo de manuais, obtenção de estágios e serviços de tutoria. Quando foi criada pelos estudantes Josh Carlson, Mike Seager e Mark Fiddelke da Universidade do Iowa, a Chegg era uma plataforma de anúncios direcionados a estudantes mas com a imensa atenção dada ao arrendamento de manuais, os fundadores decidiram comprar alguns manuais e alugá-los aos estudantes, uma operação que teve bastante sucesso e que decidiram tornar nacional depois de obterem fianciamento.

Quando em 2013 a empresa teve a sua oferta pública inicial, esta conseguiu obter 187,5 milhões e desde então não parou de crescer.

Neste artigo podes ver que todas as empresas que deram sucesso são caracterizadas pela simplicidade da ideia, pela talentosa equipa e pela perfeita execução do projeto, o que demonstra que não é preciso uma ideia extremamente complexa ou habilidades fora do comum para se ter sucesso como empreendedor. Do que estás à espera?

DISCLAIMER: The articles featured on our platform were prepared or accomplished by students in their personal capacity. The opinions expressed in this article are the author’s own and do not reflect the view of UDUNI. UDUNI does not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, completeness, legality, or reliability of the information contained in these articles. It is part of our mission to empower students, by providing them access to real testimonials and opinions, and we believe that is the reason why some of our articles may not please everyone.
Total Shares 16

Leave a Reply